top of page

ARGUMENT AGAINST THE EXISTENCE OF INTELLIGENT LIFE IN SOUTH AMERICA

Onde Vivem os Bárbaros apresenta uma sociedade que busca respostas rápidas para assuntos complexos, mesmo que para isso se arrisque pelo terreno das injustiças e se expresse por gestos inequívocos de silenciamento do que lhe é diferente – entendido então como um inimigo.  


A obra conta a história de três primos que, depois de vários anos sem se ver, decidem se reencontrar. O anfitrião, diretor de uma ONG reconhecida por realizar ações de estabelecimento da democracia em zonas de conflito, se vê envolvido no estranho homicídio de uma jovem ligada a movimentos neonazistas. Este fato desencadeia atitudes inesperadas das personagens e um extenso debate sobre a ideia que cada um constrói sobre o outro, que culmina na deflagração das diferentes formas de violência entre os convidados. 


Qualquer semelhança com o que vivemos não é mera coincidência. Ao conhecer essa dramaturgia, de diálogos ágeis e sinuosos, o Coletivo Labirinto pôde novamente (assim como tinha lhe parecido com o Argumento Contra a Existência de Vida Inteligente no Cone Sul, seu espetáculo presencial anterior) deparar-se com um material que trata diretamente e de maneira vertical dos desdobramentos de nosso percurso social, estabelecendo assim uma ponte de interlocução com a realidade chilena – comum e ao mesmo tempo diversa a nós.


O que o Coletivo sente de maneira muito viva é a necessidade de retratar em cena o avanço de uma lógica de raciocínio imediatista, sentenciador e moralista em nossa sociedade. Mais ainda, de trazer a público diferentes vias de discursos políticos, a fim de que possam gerar debate e fricção entre nós, desvelando as controvérsias sobre o delicado momento histórico que atravessamos. É possível observar o aumento das desigualdades concomitante ao desenvolvimento de uma conduta moral que visa um comportamento ‘puro’ entre as pessoas, numa espécie de lógica neofascista. Expor essa situação e colocá-la para discussão se mostrou fundamental. 


Esta obra discute, portanto, que ideias temos hoje sobre civilização e barbárie. O que seria uma sociedade civilizada e o que seria uma sociedade bárbara? A quem interessaria estabelecer essas definições, essas fronteiras entre uma coisa e outra? Quem são os cidadãos dessa sociedade e quem são os seus selvagens? E mais, quem pode ocupar esses espaços – de uma pressuposta cidadania? 

SYNOPSIS

Four friends plan to attack an renowned faculty of Human and Social Sciences in their country. However, the misunderstandings and nonsensical actions shown in the plot unveil the mass foolishness of our current times and the urgent need to discuss and seek possible scenarios of political revolutionary ideals which were present in Latin America during the 60’s and the 70’s.

BÁRBAROS_-FOTO-12_-MAYRA-AZZI.jpg

CAST & CREATIVE

PLAYWRIGHT Santiago Sanguinetti TRANSLATION AND ADAPTATION Coletivo Labirinto e Marina Vieira DIRECTION Marina Vieira CAST Abel Xavier, Carol Vidotti, Emilene Gutierrez e Wallyson Mota SCENOGRAPHY AND COSTUMES Emilene Gutierrez, Marina Vieira e Wallyson Mota VIDEO, PROJECTION AND PRODUCTION Laíza Dantas VISUAL PROJECTION Rafael B. Gomes SOUND DESIGN Gustavo Velutini LIGHTING DESIGN Paula Hemsi SCENIC DESIGN Léo Ceolin LIGHTING TECHNICAL SUPPORT Ton Ribeiro SOUND AND VIDEO TECHNICAL SUPPORT Lana Scott PRESS RELATIONS Pombo Correio GRAPHIC DESIGN Oré Design Studio - Alexandre Caetano e Júlia Gonçalves PHOTOGRAPHY Filipe Celestino e Roberto Setton PRODUCTION "CLEYDE YÁCONIS TRUST” Anayan Moretto EXECUTIVE PRODUCTION Carol Vidotti e Wallyson Mota THEATRICAL PERFORMANCE Coletivo Labirinto

 

AUDIENCE 14+

RUNTIME 85 minutes

PERFORMANCES

2020

January

“Mostra Verão Sem Censura” – Teatro Cacilda Becker – São Paulo/SP

2019

January | February

Premiere and season - CENTRO CULTURAL SÃO PAULO – São Paulo/SP

May | June

Season - TEATRO DE CONTÊINER MUNGUNZÁ – São Paulo/SP

August

“XV Festival Nacional de Teatro de Limeira” - Limeira/SP

November

Performances at Fundação Cultural de Jacareí – Jacareí/SP

LABIRINTO_SEM_FUNDO.png
bottom of page