top of page

ARGUMENT AGAINST THE EXISTENCE OF INTELLIGENT LIFE IN SOUTH AMERICA

Em Mirar: quando os olhos se levantam o Coletivo Labirinto firma os pés no Brasil para olhar através e além das fronteiras latinas, levantar poeira desta identidade nossa. Empresta seu ponto de vista para a construção de uma dramaturgia tão reconhecível quanto inédita, justamente pelo susto e beleza que é iluminar aquilo que temos de mais brasileiro: a nossa latinidade.


Este espetáculo, que tem como ponto de partida o livro Crônicas de Nuestra América, de Augusto Boal, salta da década de 1970 e pousa num cenário social e político latino-americano contemporâneo refletidamente complexo. Boal, que trazia no bojo de sua prática a ação teatral como ensaio para revoluções, nos empresta seus ombros gigantes para levarmos o nosso “Mirar” até o fundo da retina de quem se forma mas não se conforma com o lugar em que está.

 

Para esta jornada, o Coletivo Labirinto encontrou na parceria com o diretor e dramaturgo Jé Oliveira uma potente interlocução acerca de debates e necessidades estéticas e sociais, desenvolvendo conjuntamente um esquema de trabalho fortemente colaborativo e sensivelmente político. 


O resultado é um espetáculo que mistura códigos cênicos expressivos – narrações episódicas, relação direta com o público, música ao vivo em cena – para contar algumas histórias elegidas durante o processo criativo, tendo a palavra marcadamente na fronteira entre a postura épica e a vocação lírica.


Tudo isso com vistas ao encontro de uma América Latina viva, diversa, corajosa e, espera-se, um pouco mais real. Brasileiras e brasileiros ensaiando uma viagem e uma investigação sobre o que é ser latino-americano.

SYNOPSIS

Four friends plan to attack an renowned faculty of Human and Social Sciences in their country. However, the misunderstandings and nonsensical actions shown in the plot unveil the mass foolishness of our current times and the urgent need to discuss and seek possible scenarios of political revolutionary ideals which were present in Latin America during the 60’s and the 70’s.

MIRAR_-QUANDO-OS-OLHOS-SE-LEVANTAM_MayraAzzi-09148.jpg

CAST & CREATIVE

PLAYWRIGHT Santiago Sanguinetti TRANSLATION AND ADAPTATION Coletivo Labirinto e Marina Vieira DIRECTION Marina Vieira CAST Abel Xavier, Carol Vidotti, Emilene Gutierrez e Wallyson Mota SCENOGRAPHY AND COSTUMES Emilene Gutierrez, Marina Vieira e Wallyson Mota VIDEO, PROJECTION AND PRODUCTION Laíza Dantas VISUAL PROJECTION Rafael B. Gomes SOUND DESIGN Gustavo Velutini LIGHTING DESIGN Paula Hemsi SCENIC DESIGN Léo Ceolin LIGHTING TECHNICAL SUPPORT Ton Ribeiro SOUND AND VIDEO TECHNICAL SUPPORT Lana Scott PRESS RELATIONS Pombo Correio GRAPHIC DESIGN Oré Design Studio - Alexandre Caetano e Júlia Gonçalves PHOTOGRAPHY Filipe Celestino e Roberto Setton PRODUCTION "CLEYDE YÁCONIS TRUST” Anayan Moretto EXECUTIVE PRODUCTION Carol Vidotti e Wallyson Mota THEATRICAL PERFORMANCE Coletivo Labirinto

 

AUDIENCE 14+

RUNTIME 85 minutes

HISTÓRICO DE APRESENTAÇÕES

2022

Maio

Temporada TEATRO JOÃO CAETANO - São Paulo/SP

2022

Março-Abril

Estreia e temporada TEATRO CACILDA BECKER - São Paulo/SP

LABIRINTO_SEM_FUNDO.png
bottom of page